Saúde e Terapias Holísticas

Atualizado: 7 de Fev de 2019


A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como um estado de bem-estar emocional, mental, físico e social, não apenas como ausência de doença. Percebemos as pessoas buscando esse bem estar através de alimentação e hábitos saudáveis, exercícios físicos, equilíbrio emocional, convívio social e cada ve mais através das Terapias Holísticas.

SUS e Terapias Integrativas

Cada vez mais surgem estudos a respeito de novos processos e terapêuticas que visam manter ou recuperar a saúde e o tema se estende por análises e discussões em diversos segmentos da área da saúde. As terapias holísticas, ou integrativas como também são chamadas, estão sendo cada vez mais aceitas pela medicina convencional e hoje temos o SUS implementando essas terapias para oferecer aos seus usuários, beneficiando a população e atuando na prevenção de doenças, o que reduz gastos com medicações e acelera o processo de recuperação. No site do Ministério da Saúde é possível conhecer as estratégias da Política de Implementação das PICS (Práticas Integrativas em Saúde), o que é um passo louvável para um país de terceiro mundo.


Mas que aspectos contribuem para saúde e bem estar?

Alguns aspectos podemos citar como desejáveis ou auxiliares para manter ou reaver a saúde e um estado de harmonia do ser como um todo, sendo alguns deles:


- Intenção clara, crença (ou fé) depositada no remédio, médico, terapeuta, método, enfim, a crença de que se obterá o resultado desejado mesmo que as probabilidades indiquem o contrário. Uma crença libertadora forte funciona como uma permissão interna para alcançar o resultado almejado.

- Visualizações - exercem grande influência sobre o corpo. É comprovado que o corpo reage como se realmente aquilo que visualizamos, imaginamos, estivesse acontecendo. Muitas pessoas conseguem o efeito desejado. Muitas, não. Por quê continua sendo uma incógnita. Visualizar-se com aspecto saudável, realizando um sonho, fazendo o que gosta e no estado desejado é uma dica de visualização. Experimente e surpreenda-se. Recomendo o Livro Imagens que Curam, de Gerald Epstein, Ed. Livro Pleno

- Consenso entre todas as “tribos”: um ambiente amoroso promove o bem-estar para manter a saúde e favorece a cura. Se seu ambiente não é emocionalmente saudável. não é também energeticamente saudável. Resolva essa situação, busque ajuda se necessário, isso pode estar adoecendo você ou interferindo no seu processo de cura. A Geobiologia Espiritual fornece um grande auxílio nessas questões.


- O perdão (no sentido de libertação, transcendência) é um dos mais poderosos remédios, também todos concordam. Fundamental também, é a compreensão, tolerância para consigo mesmo; o desamor a si mesmo, a culpa e autopunição leva à auto destruição, provocando os mais variados estados de adoecimento físico e ou psíquico do ser humano. Busque desenvolver essa aptidão dentro de si!

- Mudança de postura mental: a maneira como escolhemos reagir frente aos fatos nos causa problemas, não somente o fato em si. Sendo assim, a mudança de sentido que damos ao significado dos fatos podem promover a superação da crise. Flexibilidade e resiliência são recursos internos poderosos para cura, busque desenvolvê-los.


- Avaliação constante do nosso sistema de crenças: vamos passando pela vida e reproduzindo padrões sócio-culturais e familiares muitas vezes sem nos darmos conta disso. Ao identificarmos esses padrões que não nos servem mais e promovermos o rearranjo dos conceitos e condicionamentos antigos podemos dar um rumo mais saudável e harmonioso à vida. O auto conhecimento é importante para identificarmos esses padrões.


- Auxílio de terapias holísticas: é muito difícil conseguirmos olhar para nós mesmos e percebermos o que está causando as desarmonias e onde estamos falhando conosco. Um terapeuta capacitado, com a terapia adequada a cada situação apresentada, pode auxiliar nesse processo proporcionando as chaves para que sejam liberados os registros inconscientes que estão causando o desconforto ou doença, auxiliando na resignificação dos mesmos. A Arteterapia é uma das ferramentas mais poderosas para promover mudança de consciência, facilitar a auto expressão através da não palavra pois na maioria das vezes, encontramos dificuldades em nos expressarmos e até em ter consciência do que nos incomoda. A não palavra é uma forma de expressar o que está oculto em nosso interior de forma leve, lúdica e em ambiente que oferece suporte a esse processo, realizado através do uso de recursos e materiais expressivos.


De suma importância é a liberação de energias estagnadas, liberando o fluxo dos canais energéticos por elas obstruídos, restaurando assim a energia vital e contribuindo de forma ampla para o bem estar, através das técnicas de Apometria e Eteriatria Quântica, por exemplo.

A cura e a consciência

Enfim, uma crença, um pensamento, uma emoção e, principalmente, uma atitude inovadora, desencadeiam um processo de cura, tendo por intermediário a ampliação de consciência. Esse salto quântico de criatividade para além do raciocínio lógico, isto é, para a compreensão de que existem infinitas possibilidades e nossa consciência pode ter influência sobre elas, torna possível a manifestação do resultado desejável, aliando terapias holísticas ou integrativas à medicina convencional.

Busque novas possibilidades de ser feliz e saudável!

Denise Schinetzky Terapeuta holística (CRTH-BR1534)

34 visualizações

Portal Quântico - Terapias Holísticas e Cursos

  • Reiki em Cursos
  • Portal Quântico
  • SoulCollage Sul
  • Denise Schinetzky

(51)981404107

Av, Praia de Belas,1212, sl 1024 - Walk Offices

Praia de Belas - Porto Alegre - RS