O que são Terapias Quânticas?


Hoje em dia vemos o termo "quântico" aplicado à diversos tipos de terapias: reiki quântico, meditação quântica, massagem quântica, florais quânticos e até medicina quântica.


Será que é tudo "quântico" mesmo? O que define se algo é quântico ou não?


Pra definir algo como quântico precisamos observar a que visão de mundo aquela terapia que está sendo oferecida está embasada, tanto em sua prática como orientações. Vamos esclarecer falando um pouco dos dois paradigmas: o da visão de mundo materialista, baseado nas leis que regem o mundo material, e na visão de mundo quântica, baseada nas leis que regem o mundo quântico e sua aplicabilidade em nossa vida.


Na visão de mundo materialista tudo é matéria e consequência dessa matéria portanto deve ser explicado somente pelas leis que regem esse paradigma. Até a consciência é explicada como resultado das interações materiais. Pensamos, sentimos, intuímos como resultado dessas interações materiais.


No entanto nem tudo que existe pode ser explicado pelas leis que regem o mundo material. Aí que entra o novo paradigma. Na visão de mundo quântica, que é baseada na física quântica, difundida pelo físico Amit Goswami, define a consciência como base de toda a existência. Tudo é consciência, inclusive o mundo material. Essa "consciência" é o uno, o todo, a fonte, que diversas tradições espirituais vem revelando há milênios. O mundo material é visto como uma das possibilidades e manifestações dessa consciência.


Existem outras possibilidades de manifestação: o sutil, mental e supramental. No sutil encontramos o sentimento, a energia vital, é por onde começamos a manifestar a intenção. No mental, quando saímos do mindset da informação e os pensamentos ganham significados mais profundos e o supramental, que processa as experiências, intuições e orientações superiores, mais profundas ainda, que estão conectatos com os arquétipos. É o mundo das metáforas, do inconsciente, dos contos de fadas, da mitologia, que guia nossa vida interior. É onde ocorrem as ideias criativas, a inteligência transformacional que nos permite viver além de nossas programações da Matrix. Uma vida sem significado é uma vida sem satisfação, a insatisfação gera depressão.


Os arquétipos (assim definidos por Platão como ideias absolutas, atemporais e imutáveis) dão sentido e direção a nossa evolução enquanto seres humanos. São alguns deles: beleza, verdade, amor, justiça, poder, bondade, abundância, self. Quando tomamos consciência e começamos a manifestar de forma cada vez mais profunda esses arquétipos mais significado obtemos e mais significante se torna nossa vida. Quando descobrimos em qual arquétipo principal estamos orientados, nossa vida ganha propósito e nossa missão, nosso dharma se esclarece. Quanto mais nos empoderamos internamente mais contribuímos para o todo e mais o arquétipo se manifesta através de nós.


E as terapias quânticas?


Todas as terapias que estejam orientadas a considerar a causação descendente, isso é, a consciência como base de tudo, levando em conta a manifestação no campo sutil (energético), mental e supramental, pode ser chamada de terapia quântica. Todas as terapias que atuam além do tempo-espaço, com energia, com estados ampliados de consciência, com busca de significado profundo e reconhecimento dos arquétipos e sua manifestação, reconhecimento de que estamos todos interligados e nos influenciando mutuamente, são terapias quânticas.


São aquelas que nos empoderam para criar e manifestar o que queremos. Não se engane, não é passe de mágica! É muito trabalho de autoconhecimento e ressignificação de crenças limitantes pois precisamos de congruência para manifestar. É redescoberta do que dá satisfação, o que satisfaz a alma gera sincronicidade e amplia o contato com os arquétipos. Novos contextos arquetípicos nos permitem dar novo significado a nós mesmos e ampliar para o todo o bem que queremos para nós.


Precisamos iniciar de algum ponto. Precisamos energia vital para concretizar nossos desejos. Iniciemos cuidando de nossa energia, do vital, dos sentimentos, dos nossos chacras com as terapias vibracionais. Vamos buscar novos significados e a satisfação, curiosidade, alegria de viver, criatividade que ficou lá na infância com a criança. A Arteterapia Junguiana, por exemplo, é perfeita para isso.


Pergunte-se: o que é melhor para mim? Qual terapia pode me auxiliar melhor agora? Busque! O momento é agora!




61 visualizações2 comentários

Portal Quântico - Terapias Holísticas e Cursos

  • Reiki em Cursos
  • Portal Quântico
  • SoulCollage Sul
  • Denise Schinetzky

(51)981404107

Av, Praia de Belas,1212, sl 1024 - Walk Offices

Praia de Belas - Porto Alegre - RS