Trilhando o caminho da individuação

Artes

Arteterapia

Seja para curar feridas emocinais, liberar bloqueios inconscientes ou conectar com a sabedoria da nossa essência, a Arteterapia é um maravilhoso meio de autoconhecimento e transformação. Nos torna seres mais criativos, leves, humanos, abertos à alegria e ao prazer de viver. Resgata um pouco de nossa criança interior.

 

Para fazer Arteterapaia não é necessário nenhuma habilidade artística pois não tem finalidade estética e sim a livre expressão de nossa alma, nos conectando no aqui-agora, em contato com nosso íntimo. Através da Arteterapia podemos nos expressar sem a necessidade da palavra, utilizamos técnicas de "não-palavas" na verdade, para permitir que partes ocultas, não racionais ganhem espaço. 

"Muitas vezes as mãos sabem resolver enigmas

que o intelecto em vão, lutou por compreender"

(C.G.Jung)

O filme Nise, no coração da loucura, retrata aspectos importantes da arteterapia em seu início, no Brasil. Nos toca o coração e demostra a trajetória de uma das grandes curadoras do nosso país, Nise da Silveira, e da potência da arteterapia em resgatar aquela parte doente da alma do paciente.

“O que melhora o atendimento é o contato afetivo

de uma pessoa com outra. O que cura é a alegria,

o que cura é a falta de preconceito.”

(Nise da Silveira)

É importante que o Arteterapeuta seja um profissional devidamente  habilitado e cadastrado na Associação de Arteterapia do Rs, o que significa que fez um curso dentro de critérios estabelecidos, com estágio e supervisão, além de vivenciar esse maravilhoso processo que é a arteterapai.